domingo, 30 de junho de 2013

Honrar Pai e Mãe - Primeiro Mandamento com Promessa

As pessoas buscam o tempo todo em como prosperar na vida. Trabalham bastante, aprendem a juntar dinheiro, passam o dia mais na rua do que em casa, mas se esquecem de uma única coisa. Você pode ser uma boa pessoa, pode ajudar as pessoas ao seu redor, pode ser uma pessoa esforçada e trabalhadora, mas se você não honrar pai e mãe, jamais terá uma vida próspera.

Esse é um assunto muito sério, Deus é bem claro ao dizer, que o primeiro mandamento com PROMESSA é honrar PAI e MÃE! Deus nos deu vários mandamentos, mas realmente honrar os pais é o primeiro mandamento que vem seguido de uma promessa para nossa vida, aliás, uma grande promessa:  Viver por muito tempo sobre a terra!

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” Êxodo 20:12

Ele nos promete prolongar nossos dias, para que vivamos muito se obedecermos e honrarmos aos nossos pais, E todas as promessas de Deus se cumprem, Ele é Fiel para cumprir tudo que prometeu para nós. Já no livro de Deuteronômio 5:16 Ele reafirma essa promessa e ainda a completa! Veja:

“Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias [promessa 1], e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.” [promessa 2].

Mas o que significa honrar pai e mãe?

A palavra grega para “honra” significa estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões de seu presidente, mas ainda devem respeitar sua posição como líder de seu país. Semelhantemente, filhos de todas as idades devem honrar seus pais, quer seus pais “mereçam” ou não. (Isso é ordem de Deus e está na bíblia, não sou eu quem está dizendo isso para vocês).

Deus tanto valoriza honrar aos pais que incluiu esse princípio em vários trechos da bíblia:

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Efésios 6:1-3).
“Meu Filho, escute o que o seu pai ensina, e preste atenção no que a sua mãe diz.” Provérbios 1:8

“O filho sábio aceita os ensinamentos do pai, mas o que zomba de tudo nunca reconhece que está errado.” Provérbios 13:1

Jesus o nosso maior exemplo sempre foi obediente a seus pais:

“Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. E a sua mãe guardava tudo isso no coração.” Lucas 2:51

E Deus ainda completa que se não honrarmos pai e mãe perderemos essa promessa e Ele ainda diminuirá nossos dias nessa Terra:

“Se você amaldiçoar os seus pais, a sua vida terminará como uma lâmpada que se apaga na escuridão.” Provérbios 20:20

Não se esquecendo que devemos honrar a Deus antes de honrar nossos pais, se nossos pais nos pedem a fazer algo errado, ou são contra seguir a Jesus, neste caso, devemos obedecer a Deus, e não aos homens. – Leia Atos 5:28.

O mandamento de honrar nossos pais desde os tempos antigos era tão importante, que se alguém falasse mal de seus pais morreria. Sim, hoje vivemos sob a era da graça, mas o mandamento do Senhor e Sua promessa estão aí, eles não mudaram. E o desafio está aí para nós também: Se você honra os seus pais, você está no caminho certo e Deus honrará o seu esforço. Se você não honra seus pais, está na hora de mudança! De seguir os verdadeiros valores que estão em Cristo Jesus e não no mundo!


Fiquem com a Paz de Cristo Jesus!

Você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Quer saber mais alguma coisa sobre honrar pai e mãe? é só escrever pra mim lá no e-mail deusecoomigo@gmail.com vou ficar feliz em ajudar! :))

4 comentários: