quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vivo ou Morto?

Você já entrou em um rio e tentou nadar na direção oposta à correnteza? Se sim, sabe que a força da água tenta te levar para uma direção, mas que você deve se esforçar para nadar na direção oposta para não afogar e para não ir para muito longe da margem, porque pode ser perigoso.

Na nossa vida também é assim. Imagine que estamos em um oceano e que a correnteza é a direção que a maioria das pessoas segue, afinal, basta boiar, não precisa se esforçar nem mesmo nadar. Logo, ir contra a correnteza exige muito esforço e preparo.

A correnteza é a opinião das pessoas, o que elas concordam, o que elas fazem, o que elas gostam e tudo o que está ao contrário disso, de certa forma, as incomoda, afinal a correnteza tem uma direção.

E nós, cristãos, somos aqueles que nadamos ao contrário. Mas, por que nadamos ao contrário? Porque nem tudo que o mundo gosta, Jesus gosta; nem tudo o que o mundo faz, Jesus faria; nem tudo o que as pessoas falam, é o que Jesus fala. E ser cristão é viver conforme a Palavra de Deus, é ser seguidor de Jesus. E Ele, não está nadando na mesma direção que a correnteza.

A Bíblia, em Romanos 12, no versículo 12 diz “e não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” 

De acordo com o dicionário, a palavra ‘conformar’ significa: ajustar, amoldar, condizer, conciliar. Então, podemos ler o versículo da seguinte forma: e não vos amoldeis a este mundo. Ou seja, a Palavra esta nos orientando a não viver como este mundo vive, a não ser igual à correnteza, a não condizer com o mundo, mas a ter uma mente renovada para que se possa experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. A palavra ‘renovar’, de acordo com o dicionário, significa também: trazer novamente a lembrança, aparecer de novo, repetir. Uma mente renovada, não é apenas uma mente que está constantemente nova, mas uma mente que mantém nova a lembrança, que repete, que aparece de novo, ou seja, que mantém nova a lembrança da cruz.

Hoje, quero te perguntar: você está vivo ou morto? Está a favor ou contra a correnteza? Está igual a correnteza ou sua mente está renovada?

Eu me faço essas perguntas constantemente, porque quando percebo que estou pensando como a maioria das pessoas, é porque estou me tornando igual à correnteza e isto pode ser perigoso. O exercício de sempre parar e pensar: estou vivo ou morto? Estou agindo/pensando como Jesus ou igual à correnteza? É essencial para mantermos uma mente renovada pelo Espírito e para pensarmos como Jesus pensa.

Buscar uma mente renovada e não uma mente conformada, esse é um grande exercício para que possamos nos parecer mais com Jesus. Andar como Ele, e não como a maioria...

Que nestes dias, você possa parar e olhar para dentro de sim, e se perguntar: eu estou igual a correnteza?
Estou agindo como a maioria? Estou vivo ou morto? E que a Palavra  de  Jesus possa se tornar vida dentro de você e te levar a viver para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário